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Mais sobre este trabalho

Coração pede socorro

Cliente
Ministério dos Direitos Humanos
Categoria
Mídia integrada
Industria
Organização governamental

Quando você vê o título de uma música sertaneja chamada “Coração pede socorro”, pensa logo naquelas baladas românticas que fazem o Brasil todo querer ter um amor para cantar junto, certo?

Não dessa vez. Para alertar a população sobre a violência contra a mulher, o Ministério dos Direitos Humanos e a Secretaria das Mulheres patrocinaram o lançamento de uma música de Naiara Azevedo, uma das maiores cantoras da chamada “sofrência”, que se tornou sucesso rapidamente.

Ao escutar de primeira, as pessoas acharam que se tratava de uma canção apaixonada. Mas no Dia Internacional de Combate à Violência contra as Mulheres, o clipe foi exibido em vários canais digitais e de TV, com imagens que mostravam o caráter ambíguo dos versos, abordando situações de abuso psicológico.

Influenciadores também ajudaram a propagar a música e o clipe da estrela sertaneja, divulgando a hashtag #vctemvoz, como forma de incentivo à denúncia de crimes de gênero.

A campanha dialoga diretamente com a realidade do Brasil: em 2017, mais de 12 mulheres foram mortas por dia, enquanto no ano seguinte, só durante o primeiro semestre, foram denunciados cerca de 63 mil casos de violência doméstica.

O resultado foi maior do que poderíamos esperar: 55 milhões de pessoas impactadas, recorde de engajamento do governo brasileiro no Twitter, Leão em Cannes, bronze no Effie Awards, inspiração para uma questão do Enem 2019 e o mais importante: um aumento de 101% nas denúncias.

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