Sabe aquele emoji que a gente usa quando quer descontrair? Para alguém com deficiência visual, ele costuma não ter a mesma graça. Isso porque a interface utilizada por eles lê apenas o descritivo da imagem, como “emoji de coração” ou “emoji chorando”.
A inclusão está dentro destes espaços, invisíveis para muitos, mas que representam uma longa estrada para quem vive na pele. Querendo dar um passo à frente, criamos a campanha “Emoti Sounds”, junto com a TIM, que busca possibilitar a conexão entre mais pessoas.
Para isso, criamos sons que “traduzem” as carinhas que tanto conhecemos, trazendo emoção nas conversas. Em vez de “emoji rindo”, pode-se, por exemplo, escutar uma gargalhada.
Nessa tarefa, contamos com a ajuda e colaboração do Instituto Benjamin Constant, referência nacional para questões relacionadas à deficiência visual.
O plug-in Emoti Sounds é gratuito e está disponível para leitura em português e inglês, podendo ser utilizado por qualquer pessoa que utilize o NVDA em seu desktop. Basta instalá-lo por meio da área de Add-on do NVDA ou indo ao site do projeto: www.emotisounds.com.br